Abstract:
O empreendedorismo feminino tem aumentado muito nos últimos anos e tem sido uma
oportunidade para as mulheres conquistarem seus espaços no mercado. Este artigo tem como objetivo identificar e analisar quais as características percebidas da mulher empreendedora na percepção de uma empreendedora do segmento da moda em Belo
Horizonte. Para este fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, por meio de uma entrevista semiestruturada com uma mulher empreendedora que atua no ramo de moda feminina e franquias em Belo Horizonte e região metropolitana. Os resultados da pesquisa apontam que a mulher empreendedora inovadora é aquela que transforma sua forma de sustento em algo que contribua na vida dos clientes de forma criativa, sempre atenta as oportunidades. Contudo, percebe-se que o desafio maior enfrentado pela empreendedora foi o financeiro, ela faliu algumas vezes por não saber administrar o dinheiro da forma correta. O que caracteriza uma mulher empreendedora é a busca pelo conhecimento, tirando-a da zona de conforto e impulsionando a ser diferente no mercado em que atua.