Repositório Institucional Unihorizontes

Empreendedorismo social: estudo de um programa de fomento à educação empreendedora para estudantes de escolas públicas em Minas Gerais

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dc.contributor.author CUNHA, Rafael Possato
dc.date.accessioned 2021-08-11T19:34:29Z
dc.date.available 2021-08-11T19:34:29Z
dc.date.issued 2019-08-14
dc.identifier.citation Regras da ABNT pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/40
dc.description.abstract Diversos autores defendem a educação empreendedora como um caminho potencial para redução da desigualdade social bem como no crescimento econômico local, geração de emprego e autonomia profissional. Com isso, as políticas públicas de empreendedorismo têm ganhado cada vez mais espaço nas agendas dos governos nacionais e locais. Com base nas premissas da pesquisa descritiva e da abordagem qualitativa e no intuito de investigar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos e atitudes do empreendedor, esta pesquisa realizou um estudo de campo aprofundado sobre as ações implementadas em um Programa de educação empreendedora para estudantes de escolas públicas no estado de Minas Gerais. Utilizou-se o modelo do perfil empreendedor, construído por Schmidt e Bohnenberger (2009), para identificar e analisar as características comportamentais empreendedoras nos estudantes. Em um primeiro momento, o pesquisador participou como voluntário do Programa e a experiência permitiu um contato introdutório com o campo de pesquisa e ampliou a visão do fenômeno estudado, enriquecendo o processo de investigação e coleta de dados. Em um segundo momento, indivíduos com diferentes funções e atuações dentro do Programa foram entrevistados sobre aspectos relativos à implementação do Programa, ao material e às atividades desenvolvidas, à assimilação e ao despertar das características comportamentais. Informações de documentos, tais como o Manual dos Alunos, também foram analisados para agregar no processo investigativo da pesquisa. Os resultados salientam a importância do fomento às atividades de promoção da cultura e educação empreendedora, com potencial de despertar e desenvolver características comportamentais importantes e agregá-las na formação profissional e pessoal dos estudantes envolvidos. Entre os atributos do perfil empreendedor avaliados nos estudantes, destaca-se o desenvolvimento nos traços comportamentais associados à autorrealização, sociabilidade, liderança e inovação. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES CNPQ pt_BR
dc.publisher Centro Universitário Unihorizontes pt_BR
dc.subject Empreendedorismo - politicas publicas - educação empreendedora - Perfil Empreendedor pt_BR
dc.title Empreendedorismo social: estudo de um programa de fomento à educação empreendedora para estudantes de escolas públicas em Minas Gerais pt_BR
dc.type Other pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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