Abstract:
Diversos autores defendem a educação empreendedora como um caminho potencial
para redução da desigualdade social bem como no crescimento econômico local, geração de emprego e autonomia profissional. Com isso, as políticas públicas de
empreendedorismo têm ganhado cada vez mais espaço nas agendas dos governos
nacionais e locais. Com base nas premissas da pesquisa descritiva e da abordagem
qualitativa e no intuito de investigar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos e atitudes do empreendedor, esta pesquisa realizou um estudo de campo aprofundado sobre as ações implementadas em um Programa de educação empreendedora para estudantes de escolas públicas no estado de Minas Gerais. Utilizou-se o modelo do perfil empreendedor, construído por Schmidt e Bohnenberger (2009), para identificar e analisar as características comportamentais empreendedoras nos estudantes. Em um primeiro momento, o pesquisador participou como voluntário do Programa e a experiência permitiu um contato introdutório com o campo de pesquisa e ampliou a visão do fenômeno estudado, enriquecendo o processo de investigação e coleta de dados. Em um segundo
momento, indivíduos com diferentes funções e atuações dentro do Programa foram
entrevistados sobre aspectos relativos à implementação do Programa, ao material e
às atividades desenvolvidas, à assimilação e ao despertar das características comportamentais. Informações de documentos, tais como o Manual dos Alunos,
também foram analisados para agregar no processo investigativo da pesquisa. Os
resultados salientam a importância do fomento às atividades de promoção da cultura
e educação empreendedora, com potencial de despertar e desenvolver características comportamentais importantes e agregá-las na formação profissional e pessoal dos estudantes envolvidos. Entre os atributos do perfil empreendedor avaliados nos estudantes, destaca-se o desenvolvimento nos traços comportamentais associados à autorrealização, sociabilidade, liderança e inovação.