Repositório Institucional Unihorizontes

Perfil do empreendedor: estudo com alunos do curso de Engenharia Civil de uma Instituição de ensino privada no interior de Minas Gerais

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dc.contributor.author SANTOS JUNIOR, José Roberto dos - Dr. Prof. Wendel Alex Castro Silva
dc.date.accessioned 2021-08-11T17:45:57Z
dc.date.available 2021-08-11T17:45:57Z
dc.date.issued 2019-05-15
dc.identifier.citation Regras da ABNT pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/37
dc.description.abstract Este estudo objetivou descrever e analisar as características comportamentais empreendedoras (CCEs) predominantes dos alunos de graduação de Engenharia Civil de uma Instituição de Ensino Superior Privada no interior do estado de Minas Gerais. Pesquisas indicam que a identificação de tais características podem ajudar os indivíduos a enfrentar os desafios de empreender, assim como sua inexistência pode inviabilizar a formação de um negócio. Nesse sentido, ressalta-se que o ensino do empreendedorismo pode auxiliar a aprimorar tais características e habilidades de gestão, promovendo a aprendizagem empreendedora e assim diminuir os casos de insucessos empresariais. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa e aplicação de um questionário desenvolvido por McClelland (1972), reagrupando em três dimensões: realização, poder e planejamento. Essas dimensões referem-se às características que o empreendedor bem-sucedido deve ter ou que precisa desenvolver: busca de oportunidades e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos e; independência e autoconfiança. Participaram 139 alunos de graduação do curso de engenharia Civil. Os resultados da pesquisa apresentaram maior intensidade das CCEs atribuídas à busca de oportunidades e iniciativa, seguida pela existência de qualidade e eficiência e persuasão. Por outro lado, as piores intensidades foram observadas no comprometimento, correr riscos calculados e a persistência. Os resultados também demonstraram que em geral não existem diferenças estatisticamente significativas entre os diferentes gêneros quanto à intensidade das características empreendedoras, assim como em relação à faixa etária. Os resultados também contribuem na formação de observação e ações junto às IES frente a tais aspectos, enquanto potenciais do desenvolvimento de novos empreendedores. Conclui-se que, a partir das características empreendedoras menos intensas nos alunos, necessita se de reflexão, no intuito de possibilitar o aprimoramento das atividades práticas aderentes às peculiaridades e ao conceito dessas características, pois no momento em que se aperfeiçoam tais práticas, proporciona-se ao aluno uma forma diferente de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES CNPQ pt_BR
dc.publisher Centro Universitário Unihorizontes pt_BR
dc.subject Empreendedorismo - Características comportamentais - Modelo McClelland - Educação empreendedora pt_BR
dc.title Perfil do empreendedor: estudo com alunos do curso de Engenharia Civil de uma Instituição de ensino privada no interior de Minas Gerais pt_BR
dc.type Other pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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