Abstract:
Este estudo objetivou descrever e analisar as características comportamentais
empreendedoras (CCEs) predominantes dos alunos de graduação de Engenharia
Civil de uma Instituição de Ensino Superior Privada no interior do estado de Minas
Gerais. Pesquisas indicam que a identificação de tais características podem ajudar
os indivíduos a enfrentar os desafios de empreender, assim como sua inexistência
pode inviabilizar a formação de um negócio. Nesse sentido, ressalta-se que o ensino
do empreendedorismo pode auxiliar a aprimorar tais características e habilidades de
gestão, promovendo a aprendizagem empreendedora e assim diminuir os casos de
insucessos empresariais. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, com
abordagem quantitativa e aplicação de um questionário desenvolvido por McClelland
(1972), reagrupando em três dimensões: realização, poder e planejamento. Essas
dimensões referem-se às características que o empreendedor bem-sucedido deve
ter ou que precisa desenvolver: busca de oportunidades e iniciativa; persistência;
comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados;
estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento
sistemáticos; persuasão e rede de contatos e; independência e autoconfiança.
Participaram 139 alunos de graduação do curso de engenharia Civil. Os resultados
da pesquisa apresentaram maior intensidade das CCEs atribuídas à busca de
oportunidades e iniciativa, seguida pela existência de qualidade e eficiência e
persuasão. Por outro lado, as piores intensidades foram observadas no
comprometimento, correr riscos calculados e a persistência. Os resultados também
demonstraram que em geral não existem diferenças estatisticamente significativas
entre os diferentes gêneros quanto à intensidade das características empreendedoras, assim como em relação à faixa etária. Os resultados também contribuem na formação de observação e ações junto às IES frente a tais aspectos, enquanto potenciais do desenvolvimento de novos empreendedores. Conclui-se que, a partir das características empreendedoras menos intensas nos alunos, necessita se de reflexão, no intuito de possibilitar o aprimoramento das atividades práticas aderentes às peculiaridades e ao conceito dessas características, pois no momento em que se aperfeiçoam tais práticas, proporciona-se ao aluno uma forma diferente de aprendizagem.