Abstract:
Finanças comportamentais é o ramo das finanças que estuda o comportamento do
agente econômico considerando a sua subjetividade, as condições ambientais e a
interferência desses fatores nos processos de julgamento e tomada de decisão. A
teoria ganhou força a partir de 1980 e, desde então, vem se consolidando como uma
importante área de conhecimento, relacionando conceitos provenientes da teoria
econômica e da psicologia cognitiva comportamental. Nesse sentido, o presente
trabalho se propôs a responder quais os aspectos ligados às finanças
comportamentais afetam a tomada de decisão financeira nas micro e pequenas
empresas do setor gastronômico da cidade de Belo Horizonte. A pesquisa é descritiva
e de abordagem qualitativa. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas
semiestruturadas com gestores do segmento pesquisado e a análise dos dados foi
realizada por meio das técnicas de análise de conteúdo. As decisões financeiras foram
classificadas em cinco dimensões: contexto, planejamento, financiamento,
investimento e operacional. Os principais achados sugerem que os vieses excesso
confiança e excesso de otimismo estiveram presentes nas situações relacionadas à
opção pelo empreendedorismo, assim como falta de um planejamento financeiro mais
técnico, gestão de investimentos e pouco uso de suporte externo para a tomada de
decisão. Sugere-se também a presença do viés de aversão ao arrependimento em
relação às decisões de financiamento das empresas, do viés status-quo em relação à
escolha da instituição financeira, dos custos afundados em algumas decisões de
investimento, além das heurísticas de disponibilidade e representatividade nas
decisões de opção pelo empreendedorismo e escolha da área de atuação.