Repositório Institucional Unihorizontes

LGBTFOBIA: análise das ações de enfrentamento, na perspectiva do Marketing Macrossocial

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dc.contributor.author SILVA, Christienne Lopes da
dc.date.accessioned 2022-05-13T19:35:28Z
dc.date.available 2022-05-13T19:35:28Z
dc.date.issued 2020-08-19
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/51
dc.description.abstract No Brasil, a LGBTfobia é um problema social complexo. Em 2019, foram registradas 513 denúncias, 19,2% a mais que em 2018. Este estudo teve por objetivo analisar as ações contra a LGBTfobia, originadas nas esferas governamentais, na perspectiva do marketing macrossocial, segundo a percepção de indivíduos envolvidos na causa. Constituem seus objetivos específicos: a) Identificar e analisar os desafios do público LGBT quanto ao exercício de sua identidade de gênero; b) Identificar as políticas e os agentes existentes que atuam na conscientização da população contra a LGBTfobia; c) Identificar e analisar as percepções dos sujeitos da pesquisa em relação às ações promovidas pelo governo em prol da conscientização da violência contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros; e d) Identificar e analisar os elementos que os sujeitos da pesquisa consideram importantes para promover a conscientização da população contra a LGBTfobia. Considerando os níveis sociais (upstream, downstream e midstream) envolvidos na temática, optou-se por utilizar a abordagem emergente do marketing macrossocial para analisar de forma mais abrangente este problema sistêmico. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. O levantamento documental contemplou as campanhas promovidas pelo nível upstream – no caso desta pesquisa, as ações promovidas pelo governo federal e pelo governo do Estado de Minas Gerais – no período de 2016 a 2020. Para avaliar a percepção dos sujeitos do nível midstream, foram realizadas entrevistas em profundidade com três líderes sociais, representantes de instituições que lutam pela causa LGBT. No nível downstream, foi usada a técnica de história oral temática para entrevistas com nove indivíduos gays, lésbicas, bissexuais ou transgêneros. Os dados foram agrupados em duas dimensões: a) perspectiva subjetiva, que diz respeito às questões pessoais e singulares presentes na construção da vida do indivíduo – por exemplo, o despertar da orientação sexual, as experiências e as dificuldades de fazer parte do público LGBT, bem como os esforços individuais e o engajamento na causa –, reunindo as subcategorias orientação sexual, experiências e motivações, LGBTfobia; e b) perspectiva analítica, que se refere à visão dos sujeitos sobre as campanhas de conscientização contra a LGBTfobia na esfera macrossocial incluindo as subcategorias sociedade, informações, campanhas governamentais, modelo ideal e visão crítica. Em relação aos resultados, foi possível identificar que as ações governamentais para a conscientização da LGBTfobia não se traduzem em resultados efetivos, reconhecendo-se a necessidade de o governo federal, estadual e municipal, em conjunto com os representantes da sociedade, desenvolverem ações orientadas para promover os direitos e a igualdade do público LGBT. pt_BR
dc.subject Macromarketing. Marketing macrossocial. Mudança social. LGBT. LGBTfobia. pt_BR
dc.title LGBTFOBIA: análise das ações de enfrentamento, na perspectiva do Marketing Macrossocial pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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