Repositório Institucional Unihorizontes

Análise do desenvolvimento das prática de governança da tecnologia da informação: estudo em uma instituição federal de ensino superior localizada no estado de Minas Gerais

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dc.contributor.author MAIA, Flávio de Paiva
dc.date.accessioned 2021-08-10T20:02:35Z
dc.date.available 2021-08-10T20:02:35Z
dc.date.issued 2019-07-02
dc.identifier.citation Regras da ABNT pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/34
dc.description.abstract Este estudo teve por objetivo descrever e analisar a percepção dos gestores da área de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) sobre o desenvolvimento da governança desta tecnologia, baseada no framework COBIT 5. A metodologia utilizada neste estudo foi de caráter descritivo com abordagem qualitativa, com o método estudo de caso. Para a coleta de dados, foi realizada a entrevista semiestrutura, e realizou-se a análise de conteúdo por meio de tabulação, seleção e interpretação dos dados. Os sujeitos desta pesquisa foram de acordo com o cargo ocupado atualmente na instituição, composto pelo diretor e sete chefes de setor, todos responsáveis pelo desenvolvimento da Governança de TI na instituição. O modelo utilizado foi baseado no COBIT 5 (ISACA, 2012), composto por cinco domínios: EDM (avaliar, dirigir e monitorar); APO (alinhar, planejar e organizar); BAI (construir, adquirir e implementar); DSS (entregar, serviços e suporte); e MEA (monitorar, avaliar e analisar). Quanto ao perfil dos gestores, preponderaram homens, entre 35 e 48 anos de idade, analistas de TI, com mestrado e tempo, em média, de 12 anos e três meses na instituição, onde todos ocupam ou já ocuparam cargos. Os resultados do domínio EDM que se refere à Governança de TI foram 59,38% de concordância, corroborando o resultado da nota individual de 59,54% que a UFV recebeu do iGovTI. Porém, ao fazer uma análise dos cinco domínios do COBIT 5, verificou-se que a concordância dos gestores foi de baixa, quanto às ações realizadas visando às boas práticas de TI na UFV. Os resultados indicaram vários pontos críticos, como: alinhamento com as atividades fins da instituição, como o ensino, a pesquisa e a extensão; ligados aos recursos humanos envolvidos nos processos aplicados no contexto da GTI; nas atividades inerentes aos servidores e que são impactadas pela governança; o gerenciamento de recursos humanos, mostrando a necessidade de aperfeiçoar as capacidades humanas para atender aos objetivos corporativos vinculados à capacitação e qualificação tanto da equipe da área técnica quanto dos gestores; as técnicas utilizadas no desenvolvimento, manutenção e suporte de sistemas; as mudanças ocorridas no âmbito das tecnologias da informação são gerenciadas, administradas e monitoradas, com a finalidade de minimizar o impacto nas atividades fins da instituição; as aquisições de TI são conciliadas com as metas e objetivos institucionais; nos processos, sejam de TI ou não, que dependem das TICs e se a DTI apresenta processos de mitigação de riscos, como sistemas de redundância, recuperação de desastres, entre outros, para que as atividades fins não sejam atingidas; aos sistemas de controles internos da instituição quanto ao monitoramento, avaliação e verificação de sua eficácia. Mediante os resultados deste estudo, pode-se concluir que a Governança de TI na UFV está em estágio de maturidade. Percebe-se que não existe um alinhamento que é prescrito no PDTI com a prática. Foram levantados vários pontos críticos em relação aos domínios do COBIT 5, o que merece atenção especial da instituição para a interação e integração dos gestores na Governança de TI que reflete diretamente na Governança Corporativa da universidade. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES CNPQ pt_BR
dc.publisher Centro Universitário Unihorizontes pt_BR
dc.subject Tecnologia da Informação - TIC - governança corporativa - COBIT 5 pt_BR
dc.title Análise do desenvolvimento das prática de governança da tecnologia da informação: estudo em uma instituição federal de ensino superior localizada no estado de Minas Gerais pt_BR
dc.type Other pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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