Repositório Institucional Unihorizontes

NARRATIVAS DE IDENTIDADE: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE INDIVÍDUOS TRANSGÊNEROS SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR

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dc.contributor.author Anunciação, Fernanda Machado da
dc.date.accessioned 2025-04-07T16:00:00Z
dc.date.available 2025-04-07T16:00:00Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/183
dc.description.abstract Objetivo: Analisar como se dá a construção de identidade de estudantes transgêneros egressos de Escolas Estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis/Minas Gerais. Teoria: Este estudo se baseou na Teoria da Identidade Social, considerada como o conjunto que abrange o autoconceito do indivíduo, sua pertença a um grupo e a valoração atribuída a tal sentimento. Método: Definiu-se por uma pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa. Os sujeitos de pesquisa foram 12 indivíduos maiores de 18 anos, egressos de Escolas Estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis/Minas Gerais. A coleta de dados foi construída a partir da História Oral Testemunhal e utilizou roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram submetidos à Análise Crítica do Discurso. Resultados: O estudo revelou que a universalização do ensino, direito constitucionalmente adquirido, não garante por si só a permanência de estudantes nas organizações escolares, e sobretudo, não é segurança do estabelecimento de justiça social. O contexto escolar dos entrevistados, em sua maioria, desconsiderou as identidades dos sujeitos dissidentes nele inserido e que, essa invisibilização se estendeu à medida que a trajetória escolar destes se expandiu, inserindo-os em uma situação de vulnerabilidade social, marcada pela fragilidade das relações estabelecidas. Suas memórias apresentaram uma organização escolar que silenciava e provocava situações de violência e discriminação, constituindo-se cenário privilegiado para sujeitos cis, “normais”, neutros, heterossexuais e que, em contrapartida, produzia (não) lugares que marginalizavam seus corpos trans. Evidenciou-se que a exclusão e o não reconhecimento de suas identidades não eram acontecimentos isolados, mas representavam constituintes de uma estrutura social que realizava a manutenção da cisheteronormatividade e perpetuava injustiças. Evidenciou-se que as identidades destes sujeitos trans não se vincularam a uma categoria estática, unificada ou coerente, mas, sendo frágeis e maleáveis, foram elaboradas de forma dinâmica e transitaram por diferentes processos de construção e negociação a fim de lidarem com suas crises identitárias, muitas vezes produzidas pela não validação dos agentes sociais das organizações escolares. Contribuições teórico-metodológicas: Ao levantar as violências simbólicas acometidas aos sujeitos transgêneros nas organizações escolares, este estudo contribuiu para a compreensão das dinâmicas e dos contextos em que os discursos hegemônicos sobre gênero e sexualidade são internalizados ou provocam resistências nos sujeitos. A pesquisa confirmou que as instituições escolares agem como dispositivos de poder e que seus discursos hegemônicos atuam de forma a marginalizar ou validar determinadas identidades de gênero e sexualidade. Contribuições pragmáticas e organizacionais: Esta pesquisa demonstrou que o conhecimento e aplicação de políticas de inclusão, como a inserção do nome social em documentos administrativos escolares, ainda não é o bastante para ressignificar as práticas escolares que ainda perpetuam discriminação e estigmatização dos sujeitos devido a suas identidades de gênero. Logo, as organizações escolares devem ir além do cumprimento de políticas normativas e abordar a sensibilização para as questões de gênero e diversidade sexual de forma crítica e contínua, tendo este tema como prioridade institucional e pauta de suas agendas. Contribuições sociais: As implicações sociais deste estudo abarcam aspectos relacionados à necessidade de promoção de bem-estar e inclusão dos sujeitos transgêneros nas organizações escolares, promovendo a conscientização sobre a necessidade de repensar as estruturas de poder presentes nesse espaço, propondo que este seja um lugar de justiça social e reconhecimento. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Transgênero pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title NARRATIVAS DE IDENTIDADE: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE INDIVÍDUOS TRANSGÊNEROS SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR pt_BR
dc.type Article pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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