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A motivação é o que move o comportamento humano e, na teoria de dois fatores, o
salário não é considerado fator motivador por ser entendido como uma
contraprestação de serviços, mas em se tratando de remuneração variável, ainda
pode ser possível. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a influência da
remuneração variável na motivação de profissionais que atuam no segmento do setor
varejista farmacêutico. Foi realizada uma pesquisa descritiva e de abordagem
qualitativa com 6 profissionais de duas empresas em Belo Horizonte/MG, todos
alocados no setor supracitado. Para a coleta dos dados utilizou-se um roteiro de
entrevista semiestruturado e os dados foram tratados por meio da análise de
conteúdo. Os resultados apontam que as empresas identificadas como A e R
possuem uma política de remuneração variável semelhante para seus funcionários
e, as sensações de reconhecimento, crescimento e realização são proporcionadas
pela remuneração variável. Essas sensações são consideradas como fatores de
motivação pelo grupo pesquisado. Porém, se a meta proposta pelas empresas forem
longas, muito dependentes e inalcançáveis, menos motivação e influência a parcela
variável irá exercer na motivação destes profissionais |
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