Repositório Institucional Unihorizontes

O uso das tecnologias de informação e comunicação e do metaverso como fonte de vantagem competitiva na educação superior

Show simple item record

dc.contributor.author Dolisse, Gustavo Henrique Ferreira
dc.date.accessioned 2024-06-26T15:20:16Z
dc.date.available 2024-06-26T15:20:16Z
dc.date.issued 2024-02-15
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/144
dc.description.abstract O objetivo do presente estudo é identificar se o uso das tecnologias da informação e do metaverso na aprendizagem é fonte de vantagem competitiva para as instituições de ensino superior privadas, a partir da percepção de gestores de instituições de ensino privadas sediadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Metodologicamente a presente pesquisa é do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, na qual as técnicas utilizadas foram a entrevista em profundidade. Os resultados demonstram o viés de inovação nas IES face ao uso do metaverso e demais tecnologias; o viés de oportunidades no mercado educacional face ao uso de tecnologias; exclusividade da IES face as estruturas tecnológicas; concorrência da IES face ao reconhecimento da marca; estrutura organizacional na IES face a exploração do recurso tecnológico; e a análise dos recursos das IES sob a perspectiva do modelo VRIO. Foi percebido que os gestores de instituições de ensino privadas, em sua grande maioria, desconhecem, ou têm dificuldade, ou conceituam o metaverso de forma equivocada, confundindo-o às vezes com inteligência artificial ou um simples programa de informática. Além disso, em termos de identificação do uso do metaverso no âmbito da educação superior privada, observa-se sua utilização somente em um grupo educacional de uma única instituição analisada, situada no Rio de Janeiro. Também foi possível observar que o uso do metaverso pode ser uma demanda futura no âmbito da educação superior privada que envolverá alto investimento. Por fim, observa-se que o uso do metaverso pode ser fonte de vantagem competitiva temporária, pois, pode ser imitado, desde que seja direcionado investimento financeiro para tal inovação. Por outro lado, evidencia-se que a todo momento em termos de competição, no âmbito da educação superior privada, existem desvantagem competitiva, paridade competitiva e vantagem temporária. Destaca-se que, em nenhuma observação, identificou-se a vantagem sustentável, ou seja, a existência de práticas competitivas duradouras. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Vantagem Competitiva pt_BR
dc.subject Metaverso pt_BR
dc.subject Metaverse pt_BR
dc.subject Ensino Superior Privado pt_BR
dc.subject VBR pt_BR
dc.subject VRIO pt_BR
dc.title O uso das tecnologias de informação e comunicação e do metaverso como fonte de vantagem competitiva na educação superior pt_BR
dc.title.alternative um estudo em instituições privadas de belo horizonte e região metropolitana pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account