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A empresa familiar é uma empresa na qual tem como figura de referência seu fundador e para que seja considerada familiar devem-se ter também membros da família dentro da organização. Este estudo objetivou analisar o papel feminino dentro de empresas familiares do ramo comercial, situadas na região metropolitana de Belo Horizonte- MG e as dificuldades encontradas para a inserção em cargos de diretoria. Metodologicamente, o estudo caracterizou-se como qualitativo e descritivo. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevistas semi estruturado, realizado com 6(seis) profissionais e os resultados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a mulher sofre algumas dificuldades no processo sucessório, relacionados a questões de gênero. Apesar de atualmente a diversidade ser algo muito falado, a hierarquia familiar ainda enfrenta dificuldades de aceitação da mulher dentro das organizações. A liderança ainda é vista como algo do gênero masculino, dificultando a entrada e tomada de decisão feminina no mesmo. Por fim verificou-se a necessidade de estudar mais sobre o tema proposto, dado a existência de um preconceito ainda presente na organização. |
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