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Estudos sobre comprometimento organizacional têm se tornado frequentes por possibilitar compreender o nível de comprometimento dos profissionais no ambiente
de trabalho. Neste sentido, esta pesquisa objetivou analisar o comprometimento organizacional de 48 docentes de duas instituições da educação básica, em Ibirité/MG, sendo 23 do setor público municipal e 25 do setor privado. A coleta de dados quantitativa se deu por meio da aplicação de questionário, sendo uma parte enviada
via e-mail e whatsapp e, outra parte, impressa e entregue pessoalmente aos respondentes. As perguntas se basearam no modelo das três dimensões de Meyer e
Allen (1991), a saber: afetivo, normativo e instrumental. Para a mensuração dos dados foi utilizada a escala de valor de 1 a 5, iniciando em “discordo totalmente e finalizando em “concordo totalmente”. Os resultados apresentaram diferenças significativas relativas ao comprometimento com o trabalho do grupo pesquisado. Os docentes da instituição pública são mais comprometidos com a obrigação moral normativo, enquanto os docentes da instituição privada apresentaram maior comprometimento instrumental com sua instituição. Já o comprometimento afetivo foi identificado nos docentes de ambas as instituições educacionais, mas de forma sutil |
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