Abstract:
As tecnologias estão constantemente se desenvolvendo e, com isso, tornam-se mais
presentes nos processos organizacionais das empresas. Este estudo objetivou descrever e analisar o papel das tecnologias da informação nos processos organizacionais de uma empresa do setor bancário em Belo Horizonte. Utilizando uma abordagem qualitativa e descritiva, realizou-se entrevistas com roteiro semiestruturado com seis funcionários da referida empresa. Os resultados apontam que o grupo pesquisado possui todas os elementos da TI a sua disposição para realizarem suas atividades como computadores, programas (sistemas de informação) e acesso à internet, entre outros. As principais vantagens obtidas com o uso dessas tecnologias estão relacionadas a facilidade no trabalho e agilidade nos processos. Já as dificuldades enfrentadas estão relacionadas com a mudança da rotina de trabalho e aprender novas práticas de trabalho. Ao final desse estudo foi possível perceber a importância e o impacto causando pela tecnologia dentro da empresa. As tecnologias utilizadas pelos entrevistados têm um papel essencial para o desenvolvimento dos seus respectivos processos. O uso dessas tecnologias
impactou positivamente, agilizando e simplificando as atividades, além de possibilitar
uma maior produtividade e redução de custos.