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A convivência entre os homens e os animais de estimação ocorre há milhares de anos e está relacionada a benefícios psicológicos, fisiológicos e sociais para os seres humanos. No Brasil, em 44% dos domicílios é encontrado pelo menos um cão e em 17%, pelo menos um gato (IBGE, 2013). Entretanto, o abandono de animais tem sido um dos problemas enfrentados pela maioria dos municípios brasileiros. Dessa forma, órgãos governamentais e organizações não governamentais têm promovido ações para minimizar o problema do abandono, por meio do incentivo à adoção e esclarecimento sobre a importância da guarda responsável de animais de estimação. Campanhas de marketing social eficazes poderiam ser desenvolvidas no sentido de mudar comportamentos em relação a essa questão. Mediante esse cenário, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar quais são os principais fatores que devem ser considerados em campanhas em prol da guarda responsável e adoção de animais de estimação, de acordo com a perspectiva de residentes em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Especificamente, pretendeu-se: 1) Identificar e analisar os principais atributos que influenciam a adoção de animais de estimação; 2) Identificar e analisar os principais atributos que influenciam a compra de um animal de estimação; 3) Identificar os principais atributos que poderiam ser trabalhados em uma campanha para incentivar a adoção de um animal de estimação; 4) Identificar os principais atributos que
poderiam ser trabalhados em uma campanha para promover a guarda responsável
de animais de estimação. Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa,
por meio de uma survey que incluiu 29 questões em escala Likert. A amostra foi
constituída por 213 questionários devidamente preenchidos. A técnica de análise de
dados foi a análise fatorial exploratória. Com base nos resultados, o modelo
apresentou melhor ajuste com a extração de sete fatores: (1) Atitude em relação à
adoção; (2) Informações sobre a adoção; (3) Ações afirmativas; (4) Campanhas de
adoção; (5) Adaptação dos animais; (6) Influência social; (7) Apelo emocional das
campanhas. Destaca-se que as campanhas de marketing social em prol da guarda
responsável e adoção de animais de estimação devem ser desenvolvidas sob um
enfoque positivo, tendo como foco os bons sentimentos e o compartilhamento de
experiências positivas relacionadas à adoção. Além disso, as campanhas deveriam
abordar o conceito e importância da guarda responsável, principalmente com relação às demandas no cuidado dos animais. Reforça-se a necessidade de maior envolvimento do governo e da sociedade em prol da causa animal, especialmente no que tange ao incentivo à adoção e à guarda responsável de animais domésticos. |
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