Repositório Institucional Unihorizontes

Análise das campanhas de marketing social em prol da guarda responsável e a adoção de animais de estimação: estudo em Belo Horizonte e Região Metropolitana

Show simple item record

dc.contributor.author CUNHA, Wellington - Drª Caissa Veloso e Sousa
dc.date.accessioned 2022-08-29T17:07:45Z
dc.date.available 2022-08-29T17:07:45Z
dc.date.issued 2019-10-29
dc.identifier.citation Marketing. Marketing social. Animais de estimação. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/76
dc.description.abstract A convivência entre os homens e os animais de estimação ocorre há milhares de anos e está relacionada a benefícios psicológicos, fisiológicos e sociais para os seres humanos. No Brasil, em 44% dos domicílios é encontrado pelo menos um cão e em 17%, pelo menos um gato (IBGE, 2013). Entretanto, o abandono de animais tem sido um dos problemas enfrentados pela maioria dos municípios brasileiros. Dessa forma, órgãos governamentais e organizações não governamentais têm promovido ações para minimizar o problema do abandono, por meio do incentivo à adoção e esclarecimento sobre a importância da guarda responsável de animais de estimação. Campanhas de marketing social eficazes poderiam ser desenvolvidas no sentido de mudar comportamentos em relação a essa questão. Mediante esse cenário, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar quais são os principais fatores que devem ser considerados em campanhas em prol da guarda responsável e adoção de animais de estimação, de acordo com a perspectiva de residentes em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Especificamente, pretendeu-se: 1) Identificar e analisar os principais atributos que influenciam a adoção de animais de estimação; 2) Identificar e analisar os principais atributos que influenciam a compra de um animal de estimação; 3) Identificar os principais atributos que poderiam ser trabalhados em uma campanha para incentivar a adoção de um animal de estimação; 4) Identificar os principais atributos que poderiam ser trabalhados em uma campanha para promover a guarda responsável de animais de estimação. Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, por meio de uma survey que incluiu 29 questões em escala Likert. A amostra foi constituída por 213 questionários devidamente preenchidos. A técnica de análise de dados foi a análise fatorial exploratória. Com base nos resultados, o modelo apresentou melhor ajuste com a extração de sete fatores: (1) Atitude em relação à adoção; (2) Informações sobre a adoção; (3) Ações afirmativas; (4) Campanhas de adoção; (5) Adaptação dos animais; (6) Influência social; (7) Apelo emocional das campanhas. Destaca-se que as campanhas de marketing social em prol da guarda responsável e adoção de animais de estimação devem ser desenvolvidas sob um enfoque positivo, tendo como foco os bons sentimentos e o compartilhamento de experiências positivas relacionadas à adoção. Além disso, as campanhas deveriam abordar o conceito e importância da guarda responsável, principalmente com relação às demandas no cuidado dos animais. Reforça-se a necessidade de maior envolvimento do governo e da sociedade em prol da causa animal, especialmente no que tange ao incentivo à adoção e à guarda responsável de animais domésticos. pt_BR
dc.subject Marketing. Marketing social. Animais de estimação. pt_BR
dc.title Análise das campanhas de marketing social em prol da guarda responsável e a adoção de animais de estimação: estudo em Belo Horizonte e Região Metropolitana pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account