Repositório Institucional Unihorizontes

Da travessia do delito à ressocialização: análise das ações de marketing macrossocial coordenadas pela APAC de São João Del Rei

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dc.contributor.author PREZOTI, Cristina. - Orientadora: Profª. Drª. Caissa Veloso e Sousa
dc.date.accessioned 2022-06-22T12:35:10Z
dc.date.available 2022-06-22T12:35:10Z
dc.date.issued 2021-11-04
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/66
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as ações de marketing macrossocial promovidas pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, unidade da cidade de São João Del Rei/MG, em prol da ressocialização dos presos. O processo de ressocialização no Brasil se configura como um problema social complexo, tendo em vista que o país possui a terceira maior população prisional em termos absolutos. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, são mais de 700.000 presos em cumprimento de pena em regime de encarceramento. A APAC, organização sem fins lucrativos representativa do terceiro setor, surge nesse contexto com missão de humanizar o cumprimento da pena privativa de liberdade e trazer mudança de comportamento, tendo como objetivo ressocializar o indivíduo e reintegrá-lo ao convívio social. Para alcançar o objetivo do presente trabalho, quanto aos aspectos metodológicos foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, pautada em estudo de caso único. A pesquisa compreendeu uma Survey, com aplicação de questionários aos recuperados da APAC masculina na unidade de São João Del Rei. A amostra foi composta de 267 recuperados, objetivando obter os dados necessários para as devidas análises do tema proposto. Os objetivos da pesquisa foram alcançados no sentido de que se identificou e se analisou a presença de ações de marketing macrossocial promovidas pela APAC de São João Del Rei, por meio da aplicação dos 12 elementos da metodologia, em prol da ressocialização dos presos. Os resultados indicam que os três níveis retratados no marketing macrossocial se mostraram indissociáveis no processo de ressocialização, o que demonstra a assertividade que as ações relacionadas podem ter no processo. Os elementos que compõem os referidos níveis são o downstream (individual), nos elementos “o Recuperando ajudando recuperando”, “Espiritualidade”, “Mérito” e “Jornada de Libertação em Cristo”; midstream (grupos de referência) com o elemento “Voluntariado e o Curso para a sua formação”; e nível upstream (atividades políticas e governamentais), com o elemento “Assistência Jurídica”. Constatou-se que os elementos que mais contribuem para a ressocialização são o Centro de Reintegração Social, com 87,7% de concordância, seguido do mérito, com 87,43% de concordância e a presença da família, com 87,0% de concordância. Portanto, identifica-se importante contribuição de elementos que compõem os níveis midstream (Centro de Reintegração Social e família) e downstream (mérito) no processo de ressocialização. Destaca-se que essas ações apenas são possíveis se houver uma ação no nível upstream, ou seja, elas devem ser coordenadas e incentivadas pelos governos, agentes públicos e legisladores. O elemento com menor índice de concordância foi o voluntariado. Nesse contexto, demonstra-se a importância dos estudos da temática com a lente do marketing macrossocial, analisando e implementando ações nos três níveis sociais de influência. pt_BR
dc.subject Marketing social. Marketing macrossocial. APAC. Ressocialização pt_BR
dc.title Da travessia do delito à ressocialização: análise das ações de marketing macrossocial coordenadas pela APAC de São João Del Rei pt_BR


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    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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