Abstract:
O objetivo desta dissertação é a análise das percepções sobre a ética no contexto da Quarta Revolução Industrial, referenciada pelo trabalho de Stückelberger (2018), que propõe uma análise multidimensional de virtudes e valores na era cibernética. Trata-se de pesquisa descritiva com características exploratórias e abordagem quantitativa. Por meio da aplicação de um survey, objetivou-se também a construção de um modelo hipotético de avaliação da Ética no ambiente da Quarta Revolução Industrial. Utilizando o modelo proposto por Stückelberger, buscaram-se, na literatura da ética nos negócios e da filosofia, os fundamentos epistemológicos para aplicação de um modelo que representasse os objetivos da pesquisa. Partindo de uma ética das virtudes, no campo subjetivo, expandiu-se para os valores que são difundidos e vividos socialmente em sua universalidade. O survey foi aplicado tendo como retorno 223 respondentes válidos. Trata-se de uma escala classificada multidimensional, considerando a variedade dos constructos abordados pela matriz teórica. Aos dados métricos foram aplicados os testes: distância D² de Mahanobis, para identificar o outliers multivariados; Teste de Kolmogorov-Smirnov; Ditribuição de Frequência; análise fatorial exploratória; teste de Esfericidade de Bartlett; teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO); calculado o valor do Alpha de Cronbach (A.C.); variância média extraída (AVE); Confiabilidade Composta (CC); Regressão linear; análise de variância ANOVA. Considerando que, para fins de análise, pôde-se constar
mais de uma variável dependente, sendo aplicada tabulação cruzada, análise de covariância e regressão, também correlação canônica e análise discriminante. Para verificação de interdependência foi aplicada análise fatorial. Os resultados demonstram que se trata de um modelo estatisticamente significativo, apesar de carecer de ajustes para construção de um índice mais coeso. Cada uma das dimensões se manifesta em grau de importâncias diferenciadas, mas com possibilidade de fazer emergir os significados teóricos (acadêmicos) na prática (dos negócios).