Abstract:
Esse trabalho busca analisar como os princípios da lógica Effectuation manifestam-se
na etapa de criação e nos primeiros anos de operação de quatro empreendimentos
inovadores localizados em Belo Horizonte. Analisa também como a estratégia é
entendida e praticada quando o planejamento formal e deliberado não é implementado. A abordagem Effectuation estuda como os empreendedores tomam decisões sob Perspectivas de um futuro incerto e explicita uma lógica de pensamento diferente da tradicionalmente defendida pelas escolas de estratégia prescritivas. Sua proposta teórica sugere que o menor empenho dos empreendedores em pesquisar o mercado e traçar estratégias rígidas para o negócio deve-se à percepção de que, diante de um futuro incerto, em que os fatores que influenciam as decisões e suas consequências não são completamente conhecidos, é mais relevante voltar a atenção para o que é possível fazer com as habilidades e recursos de que se dispõe. Nesse contexto, o empreendedor busca moldar o futuro de sua empresa não a partir de previsões e estudos, e sim voltando esforços para os fatores em que sua ação tem maior poder de gerar resultados positivos. Os mercados não estão postos, são criados a partir da ação daqueles que nele atuam. Além disso, Effectuation apresenta cinco princípios que norteiam a tomada de decisão dos empreendedores que aderem – conscientemente ou não – à sua lógica. Esses princípios estão relacionados a priorização dos recursos disponíveis como norteadores da definição de objetivos, uso de contingências para criação de oportunidades, fortalecimento da iniciativa a partir da conquista de parcerias que aportam recursos e contribuem para modelar o negócio, análise das perdas possíveis frente o fracasso da iniciativa e valorização da experiência e habilidades do empreendedor como direcionador de todo o processo. A proposta sugere ainda que diante da crescente complexidade do ambiente mercadológico, o planejamento tradicional deliberado cede lugar a estratégias
emergentes calcadas nas vivências do empreendedor. Dessa forma, para atender aos
objetivos propostos neste estudo, conduzido por meio de uma abordagem qualitativa,
foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os fundadores das quatro
empresas. Os empreendedores entrevistados não conheciam previamente a proposta
teórica, assim como não conheciam a entrevistadora, o que contribuiu para que os
relatos não fossem construídos com o objetivo específico de aderência ou negação
da proposta. Após a coleta, realizou-se a análise de conteúdo das informações
relatadas nas entrevistas, que permitiu concluir que quatro, dos cinco princípios se
manifestaram de maneira mais evidente no comportamento e tomada de decisão dos
empreendedores entrevistados. Foram encontrados indícios de que esses princípios
nortearam a tomada de decisão nas fases iniciais do negócio e influenciaram a forma
como as estratégias foram implementadas nos primeiros anos. No que tange à
estratégia, foram apontadas similaridades entre a proposta teórica Effectuation e os
construtos defendidos pela Escola de Aprendizado, para a qual, a estratégia vai sendo
construída a partir das experiências da empresa. Destaca-se o achado de que o
princípio “perdas aceitáveis” não apresentou indícios relevantes em nenhuma das
empresas estudadas, sugerindo um ponto relevante para ser estudado futuramente.