Abstract:
Este estudo tem como objetivo identificar e descrever as práticas de controle
interno em uma instituição de ensino federal do Estado de Minas Gerais. A gestão
pública no cenário brasileiro vem, desde a década de 1990, passando por uma um
processo eficiente, da maximização da qualidade do serviço prestado e da redução
de custos. O referencial teórico, para execução da pesquisa, foi elaborado com base
nos seguintes temas: modelos de gestão pública, fundamentos de controle interno e
as diretrizes de COSO, gerenciamento de estoques, gestão de armazenagem e
estoques, gestão de estoques e almoxarifado nas instituições públicas, diretrizes de
COSO e ambiente da pesquisa. Mediante pesquisa descritiva pode -se observar a abordagem qualitativa, tendo como unidade de análise os almoxarifados dos Departamentos, das Unidades Administrativas e o Almoxarifado Central de uma instituição de ensino superior e os sujeitos da pesquisa os 14 servidores que desenvolvem atividades laborais nessas unidades da instituição definidos para participarem da entrevista. As perguntas da entrevista têm como referência os princípios do modelo adaptado de Imoniana e Nohara, ambiente de controle, atividade de controle e avaliação de riscos, sistemas de informação e de comunicação, procedimentos de controle e monitoramento. Para estudo dos dados, optou-se pela análise de conteúdo. Após analisar as respostas das entrevistas, evidenciou-se que as práticas de controle
interno na instituição de ensino não aderem as diretrizes de COSO e há fortes
indícios de que a universidade está à mercê de erros, fraudes e, ou, desvios durante
a execução de suas atividades dentro de seus almoxarifados.