Abstract:
A internet modificou radicalmente a distribuição e o consumo de música. As plataformas digitais de streaming surgem como a mais recente opção para gravadoras, artistas e consumidores. A música passa a ser disponibilizada como serviço e evolui de um modelo de propriedade para um modelo de acesso. O presente estudo analisou a experiência de uso dessas plataformas, tendo como ponto de partida o seguinte objetivo geral: identificar e analisar como se estabelece a relação entre atitude e intenção comportamental de uso das plataformas de streaming. Para isso, estabeleceram-se como objetivos específicos: identificar e analisar os hábitos de consumo de música dos usuários das plataformas de streaming; analisar a experiência de consumo de música por meio das plataformas de streaming de música; analisar como as plataformas de streaming modificam a percepção de valor da música disponibilizada como serviço. O estudo foi realizado a partir de uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 15 usuários desses serviços na primeira etapa. Através de análise de conteúdo, o estudo constatou que esses usuários tendem mais a ouvir músicas individuais do que álbuns completos e entendem que, disponibilizada como serviço, a música passa ser mais valorizada pela variedade e diversidade dos acervos. Posteriormente, aplicou-se o questionário desenvolvido pela Teoria de Uso e Aceitação da Tecnologia – (UTAUT2), com adaptações. Foram coletados 588 questionários válidos. Os dados foram analisados por meio de uma Modelagem de Equações Estruturais. O modelo inicialmente proposto com 14 construtos e 53 variáveis foi ajustado para 11 fatores e 36 indicadores, explicando 75,414% da Intenção Comportamental. Verificou-se a confiabilidade do modelo testado, a partir da Análise Fatorial Exploratória com os
construtos Intenção Comportamental, Atitude, Expectativa de Esforço, Valor de Preço
e Envolvimento com apresentação dos maiores escores fatoriais. Na Modelagem,
confirmaram-se as hipóteses da influência dos construtos validados sobre a Atitude
na seguinte ordem de importância: Motivação Hedônica, Experiência de Consumo,
Valor de Preço, Expectativa de Esforço, Controle de Comunicação, Envolvimento e
Expectativa de Desempenho. A relação mais forte do modelo se deu entre Atitude e
Intenção Comportamental. Infere-se, portanto, que a percepção de valor é formulada
a partir do divertimento e prazer oferecidos pelas plataformas e pelas novas formas
de experiência que a música oferece, com estabelecimento da relação custo e benefício, pela facilidade de utilização, pelo nível de controle e interatividade e pela noção de utilidade. Tais atributos geram uma atitude favorável que leva à intenção de utilizar esses serviços