Abstract:
Adequação à linha de pesquisa: o estudo, realizado na linha de pesquisa “Estratégia, Inovação
e Competitividade” do Centro Universitário Unihorizontes, teve como foco investigar a
Educação Empreendedora e as competências dos docentes na integração desse tema nas
disciplinas de Itinerários Formativos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. A
pesquisa analisou a aplicação da competência de empreendedorismo na BNCC e o uso de
ferramentas e habilidades nesse modelo.
Objetivo: A presente dissertação teve como objetivo investigar as metodologias de ensino de
empreendedorismo aplicadas nas escolas da Rede Pública de Minas Gerais, analisando as
competências dos docentes e os desafios enfrentados pelos professores na promoção desse
conteúdo.
Teorias: A Teoria da Educação Empreendedora fundamentou a análise de competência de
empreendedorismo na BNCC, avaliando o uso de ferramentas e habilidades nesse modelo
inovador, incluindo novos métodos em relação ao modelo tradicional de ensino baseada na
transmissão de conhecimento.
Método: A metodologia utilizada foi qualitativa, com a realização de entrevistas
semiestruturadas com os professores dos conteúdos do Itinerário Formativo. A amostra incluiu
profissionais de diferentes escolas estaduais, permitindo uma visão abrangente das
competências reais e ideais para o ensino de empreendedorismo para os docentes. As entrevistas
foram gravadas, transcritas e analisadas de forma a identificar categorias de análise relacionadas
Educação Empreendedora e suas competências dos docentes.
Resultados: Os resultados indicaram que há uma lacuna significativa na formação dos
professores, bem como na adaptação curricular para atender às demandas do ensino de
empreendedorismo. A dissertação também propôs alternativas para a melhoria do ensino,
destacando a importância de uma formação continuada e o desenvolvimento de práticas
pedagógicas inovadoras. Concluiu-se que a interdisciplinaridade e a contextualização das
atividades são fundamentais para o sucesso do ensino de empreendedorismo, sendo necessárias
políticas educacionais que incentivem a criatividade e o protagonismo dos alunos.