Abstract:
As redes sociais se tornaram parte essencial do dia a dia das pessoas, onde buscam
e compartilham informações sobre marcas, produtos e temas de interesse próprio.
Nesse contexto, o Marketing Digital é o principal método de realizar, definir e divulgar
estratégias com a ideia de atrair clientes e manter o bom relacionamento com o
mesmo. O objetivo geral deste estudo foi analisar a influência do Marketing Digital das
redes sociais na tomada de decisão de ingresso nas instituições pela perspectiva de
estudantes de cursos superiores da região Sudeste do Brasil. Realizou-se uma
pesquisa descritiva com abordagem quantitativa por meio de questionário criado no
Google Forms, obtendo-se 76 respostas. Os resultados apontam que as IES utilizam
publicações patrocinadas e anúncios direcionados, e que os alunos reconhecem a
presença e a influência do marketing digital utilizado. Constatou-se, entretanto, que a
maioria não interage com publicações e serviços, mas uma parcela significativa dos
respondentes considera relevantes comentários e avaliações sobre a instituição de
ensino superior para a tomada de decisão em se matricular. Percebeu-se que os
alunos reconhecem que as publicações realizadas pelas instituições de ensino, nas
redes sociais, são estratégias de marketing, porém notou-se que grande parte dos
usuários não interagem com tais publicações e não as utilizam para a tomada de
decisão para efetivação de matrícula.