Abstract:
Aderência à linha de pesquisa: Estratégia, inovação e competitividade são essenciais para o sucesso das organizações, delineando planos de ação, introduzindo novas ideias e garantindo vantagem competitiva. A integração sinérgica entre estratégia e inovação é fundamental para enfrentar um mercado global em constante mudança. Adaptar-se rapidamente e incorporar inovações relevantes são cruciais para se destacar e assegurar a relevância contínua. Essa interação eficaz impulsiona a competitividade e garante o sucesso a longo prazo, exigindo uma abordagem holística que incorpore a inovação como parte integrante da estratégia. Objetivo: identificar e analisar as estratégias utilizadas por startups para a formação de redes no intuito de captar recursos financeiros e o desenvolvimento de relacionamento com atores de interesse. Teoria: redes. Método: natureza descritiva com abordagem qualitativa e entrevista, como técnica de coleta de dados, realizada com empreendedores que buscam financiamento para startups. Resultados: startups buscam recursos financeiros a partir da fase inicial do negócio. Os empreendedores realizam esforços para a formação de redes entre parceiros e investidores no intuito de captarem recursos financeiros para o desenvolvimento do negócio. Estratégias são adotadas para realização de ações de captação de recursos, além disso, os resultados apontam para modalidades de financiamento mais utilizadas entre os empreendedores entrevistados e esforços de relacionamento com investidores do negócio. Contribuições teóricas ou metodológicas: novos negócios necessitam de recursos para desenvolvimento, enquanto a teoria de redes relaciona-se com a capacidade de formação de conexão entre atores interessados no negócio e contribui para ações de captação de recursos em modalidades disponíveis no mercado brasileiro. OS esforços para formação de redes se relacionam com ganho de benefícios por parte das startups e proporcionam desenvolvimento do negócio. Contribuições gerenciais ou sociais: contribuir com saber que aprimore as estratégias de formação de redes de startups pertencentes ao ecossistema brasileiro de inovação, assim como, esforços para captação de recursos em startups e de relacionamentos com investidores do negócio.