Abstract:
O estudo do comportamento do consumidor envolve a compreensão de como os indivíduos optam em gastar seus recursos – seja dinheiro, tempo ou esforço – em itens relacionados ao consumo. Desta forma, o objetivo deste estudo foi analisar e compreender os fatores que influenciam os consumidores belo-horizontinos no momento da compra de produtos de beleza. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário online, elaborado na plataforma Google Forms, obtendo-se a participação de 30 respondentes. Os dados foram tratados pela técnica de estatística descritiva. Os resultados mostram que os consumidores optam por produtos em promoção, dando preferência às lojas físicas para adquirem seus cosméticos. Percebeu-se, também, que os consumidores priorizam a qualidade mesmo pagando mais caro pelo produto. Destaca-se, ainda, que os principais motivos que levam os consumidores de cosméticos e perfumaria a adquirem esses produtos, estão relacionados com a preocupação em relação à higiene pessoal, necessidade de fortalecer a autoestima, autoconfiança e bem-estar. Diante disso, conclui-se que o consumo de cosméticos é essencial por contribuir para a melhoria da saúde e da aparência, proporcionando qualidade de vida aos usuários.